Blog

14/12/2023

O fato de eu estar escrevendo essa postagem exatamente um mês desde a última é apenas uma mera coincidência não intencional.

Com a chegada das festas de fim de ano, acredito que é melhor aproveitar a situação e já desejar a todos um feliz Natal, um feliz Hanukkah, um feliz Kwanzaa, um próspero ano novo e, no geral, boas festas a todos!

grinch

Além disso, não sei mais o que posso dizer no momento, a não ser sobre as minhas espectativas para o ano que está chegando. Confesso que a situação dos desempregados brasileiros não está fácil pra ninguém, e posso dizer isso por experiências próprias e recentes. Não me orgulho nem um pouco em afirmar isso, mas estou desde março desse ano desempregado, meio que "mofando" dentro de casa, mandando currículos para diversas empresas, fazendo inúmeras entrevistas, mas por alguma razão não consigo ser contratado por ninguém. Estou meio perdido, sem saber qual caminho seguir, e estou sem tempo para pensar na melhor decisão a ser tomada. Ou seja, preciso tomar alguma atitude urgentemente, mesmo não sabendo o que ela seja.

Talvez isso seja um dos motivos para que as minhas espectativas sobre o ano que vem estejam um pouco baixas. Eu só espero conseguir um emprego o mais rápido possível nesse ano de 2024. Provavelmente eu acabe fazendo algum curso de faculdade novo no começo do ano enquanto não estou empregado. Só não quero passar mais um ano esperando, mofando dentro de casa, sem saber o que fazer.

De resto, as minhas espectativas para o ano que vem não são ambiciosas. Os últimos anos parecem estar passando rápido demais, ainda mais por causa da pandemia global que rolou em 2020 e que afetou os anos seguintes, mas parece que quase nada muda. Os anos podem passar, mas a vida continua sempre no mesmo ritmo, as pessoas continuam sendo ignorantes e egoístas, cada dia que passa é um susto diferente por causa de conflitos políticos, independente de qual seja o país, a situação do Brasil continua não muito diferente de anos atrás e não parece estar mudando pra melhor, etc.

Não parece que dá pra fazer muita coisa para contornar todos esses problemas. Claro, eu pessoalmente tento fazer tudo o que eu posso, mas nunca parece ser o suficiente, a ponto de querer tentar sempre torcer para um futuro melhor e acabar me iludindo com esse pensamento. Mas como eu disse antes, não tenho ambições relacionadas ao futuro, só desejo ter uma vida tranquila e agradável, que eu tenha tudo aquilo necessário para sobreviver, me dar segurança e aproveitar a vida como todo mundo deveria aproveitar. Estou meio que cansado em viver uma vida rotineira cheia de "repetições". Tenho vontade de experimentar coisas novas, sentir sensações nunca sentidas antes, fazer a vida valer a pena mesmo que apenas só por alguns segundos.

Mas enquanto isso, tento aproveitar a vida e evitar os problemas do jeito que eu posso. Tenho muita vontade de dar presentes, fazer mais boas ações no Natal desse ano. Talvez eu possa doar coisas que eu tenho guardado e não utilizo mais? Eu posso tentar também comprar presentes para a minha família, mesmo que recentemente ando precisando pagar certas despesas por causa de compras que precisei fazer nos últimos meses. Felizmente, a minha situação financeira até que continua estável até o momento. A propósito, não ando me importando ultimamente de receber presentes. Claro, não vou negar nenhum presente de ninguém caso eu receba de alguém, mas a minha vontade no momento é realmente presentear as pessoas, não ser presenteado.

Enfim, essa postagem toda foi mais para desejar antecipadamente a todos as boas festas. Não sei se eu teria tempo para fazer isso nos próximos dias, ou se as pessoas estariam disponíveis nesse final de ano para ler tudo isso, mas tudo que eu precisava dizer está aí. Apesar de todo esse texto, espero que vocês todos que acompanham a esse site estejam bem, e que o próximo ano seja muito melhor para vocês do que esse que já está acabando. Fiquem em paz! ;D


gatos_natal
"Feliz Natal e Boas Festas!"




14/11/2023

Antes de tudo, já peço desculpas pela postagem meio tensa de dias atrás, espero não ter assustado ninguém, apesar de tudo.

Não sei exatamente o que escrever por aqui, mas acho melhor começar a falar sobre algo que andei refletindo sobre nos últimos dias. Tudo começou quando eu assistia a um vídeo de um youtuber que acompanho, que era um corte de uma live que ele gravou conversando com seus espectadores e inscritos. No vídeo, ele começava comentando sobre uma notícia do momento e acabou comentando a respeito dividindo a sua opinião em certos tópicos diferentes. Mas o que mais me chamou a atenção foi um ponto onde ele comentou sobre uma relação parassocial entre ele e seus espectadores, algo que também pode ser associado a outros criadores de conteúdo ou a qualquer usuário de qualquer rede social existente.

Vou tentar resumir o que interpretei sobre o que ele disse, mas segundo ele, mesmo que alguma outra pessoa tente dizer o contrário, ele confessa que raramente consegue encontrar alguém novo para considerar como um "amigo" ao fazer as lives do canal dele ou ao postar vídeos novos, onde a maioria dos seus espectadores que o assistem e tentam interagir com ele não deixam de ser um grupo enorme de desconhecidos. Além de muito raramente ele possa criar novas amizades nessas ocasiões, também é muito raro aparecer alguém que de fato seja um amigo para assistí-lo e interagir com ele. Querendo ou não a situação onde ele vive pode ser bastante prejudicial, tanto para ele quanto para qualquer outra pessoa, ainda mais que os algoritmos de sites da internet costumam tentar fazer seus usuários se sentirem atraídos por coisas parecidas com o que consomem.

Por exemplo, se eu assisto um vídeo sobre gatinhos fofos no YT, a plataforma vai tentar me recomendar outros vídeos de gatinhos fofos. Se entro em um site de notícias e leio uma notícia sobre acontecimentos de uma guerra, outras notícias que abordam a mesma guerra irão aparecer para mim. Isso também afeta como encontramos outras pessoas na internet, onde muitas vezes os variados sites tentam nos manipular a entrar em contato com pessoas com gostos e opiniões em comum. Raramente temos a chance de obter contato com quem pensa diferente, a ponto de criarmos bolhas dentro de sites e redes sociais. E quando obtemos contato com quem pensa diferente, nem sempre acaba sendo algo agradável, porque nos contatar com quem pensa igual é viciante feito uma droga, é algo que produz dopamina em abundância no cérebro de um indivíduo. Ou seja, a internet está cada vez mais nos deixando doentes e dependentes de relações parassociais entre outras pessoas, e também nos afastando daqueles que pensam diferentes, em vez de facilitar trocas de ideias.


parasocial
Adultos que passam por relações parassociais são como crianças
apegadas a seus amigos imaginários.


Confesso que me sinto na mesma situação, isso considerando redes sociais e certos lugares da internet onde acabo percorrendo. Não minto, tenho contato com pessoas que confio, que já conheço faz um tempo e que considero como amizades verdadeiras, mas não dá pra negar que a maioria de todos aqueles com quem acabo "convivendo junto" de forma virtual são vários desconhecidos, onde muitas vezes acabo achando que tal pessoa é ou pode se tornar um novo amigo só porque o vejo sempre online. É uma verdade bem difícil de engolir, mas na real as coisas não funcionam tão facilmente assim. Existem pessoas que vejo sempre pela internet que acabo admirando um pouquinho, que tenho a impressão que são pessoas boas e que dariam ótimas amizades (posso dizer que fico meio "iludido" pelos outros ao buscar amizades novas kkkkk), mas é muito mais fácil a pessoa nem saber que eu existo, que ela simplesmente me desadicione de alguma rede social repentinamente ou talvez que eu descubra que a pessoa não seja tão boa e gentil quanto pensei que fosse.

Mesmo assim, por mais raro que seja, ainda quero conseguir fazer com que alguns desses desconhecidos ao meu redor se tornem amigos verdadeiros, sejam aqueles quem me seguem nas minhas redes sociais (Facebook, Twitter, etc), os outros criadores de sites do Neocities que interagem comigo ou até mesmo alguns dos usuários lá do NeoSampa (aliás, um abraço a todos os usuários lá do fórum ;) ). Podemos não nos conversarmos tanto, mas tem sempre uma pessoa ou outra dentro dessas bolhas sociais que me chamam a atenção e me faz desejar a amizade da mesma, onde isso só será possível apenas se tudo acontecer "naturalmente" (se ambos forem "compatíveis" um com o outro, se o relacionamento entre nós não for algo forçado, que a pessoa não tenha segundas intenções erradas a respeito dessa amizade, etc), onde a relação deixe de ser algo parassocial entre desconhecidos e se torne algo verdadeiro.

E sim, é difícil conviver com pessoas que pensam diferente de nós, mas não é impossível. Devemos nos acostumar com a ideia de que as pessoas são capazes, e possuem todo o direito, de terem opiniões diferentes das nossas (desde que ninguém esteja invadindo ou afetando a liberdade de outra pessoa, é óbvio). Mas talvez seja assim que possamos cada vez nos socializar de uma maneira mais sadia entre outras pessoas, tanto na internet quanto no mundo real.

Então, caro indivíduo que está lendo agora essa postagem, se eu ainda não te considero como um "amigo", por favor, não leve isso para o lado pessoal. Não sou seu amigo, PORÉM algum dia ainda poderei me torná-lo, desde que nós acabemos construindo respeito e empatia um pelo outro. O futuro é sempre incerto, mas apenas espero que cada um de nós tomem as decisões corretas ao escolhermos com quem criamos nossos laços de amizade. Essa é apenas a minha reflexão, mas acho interessante todos nós pensarmos um pouquinho a respeito dela. :D


mr_bean_joia



06/11/2023

Bom, já estava na hora de eu começar a escrever algo por aqui, não é mesmo?

Apesar da minha vida estar andando em passos lentos, como sempre, existem coisas que acho que seriam interessantes contar a vocês. Algumas delas são boas mas uma delas é péssima, para variar. Ouvi falar que sempre que temos uma notícia boa e outra ruim devemos procurar contar a ruim primeiro, e então amenizar o impacto dela contando depois a notícia boa. Enfim, já aviso que a notícia ruim é não ironicamente muito tensa e triste (não queria "inaugurar" o meu blog desse jeito, mas infelizmente não tenho nada a melhor a dizer por aqui).


bart

Pois é, a notícia horrível ("ruim" seria pouco demais para explicar a situação) foi descobrir sobre o falecimento do psicólogo que andava me atendendo a mais de 10 anos. Não vou citar o nome dele para não expor informação a mais do que eu deveria na internet, além de querer respeitar a família dele nesse tempo difícil, mas esse meu psicólogo era uma pessoa querida demais para mim. Ele era mais do que um profissional, ele era um grande amigo, uma boa pessoa, ele era capaz de conseguir dizer as palavras certas para fazer qualquer pessoa rir ou sorrir um pouco, mesmo que a pessoa estivesse triste ou irritada com algo. Era a pessoa onde eu mais confiava para contar segredos e pedir conselhos. E mesmo que isso fizesse parte do trabalho dele, eu sinceramente sentia como se ele fosse alguém que fizesse parte de minha família. Ele estava sempre disposto a querer ajudar, ele não parecia trabalhar se preocupando tanto com o dinheiro que ganhava.

Sinceramente, ainda não me conformo com a notícia do falecimento dele. Ele era jovem, um pai de família de crianças pequenas, e ainda parecia que ele amava bastante a esposa dele. Por alguma razão que não me ficou bem clara, ele precisou ficar internado por um tempo, faz até mais de um mês que ele não estava me atendendo devido ao problema de saúde dele. Ele nunca me disse exatamente o que tinha, só entendi que ele precisava fazer uma cirurgia. Observando toda a situação de longe, acredito que ele estava com câncer e provavelmente apenas a sua família sabia de sua situação. Talvez ele também nem deva ter contado para os seus outros pacientes, amigos, nem mesmo para os colegas de trabalho do consultório onde costumava trabalhar, tudo isso eu creio para não deixar ninguém triste e preocupado com sua situação.

E agora com o seu falecimento na última sexta-feira (03/11), ainda não sinto que minha ficha caiu sobre o ocorrido. Eu costumava não apenas ser um paciente dele, como também conversava bastante por meio do WhatsApp (para se ter uma ideia, no auge da pandemia da COVID-19, combinei de ele me atender por vídeo-chamada em uma época que ele não podia ficar me atendendo pessoalmente). Ele era uma pessoa com quem eu frequentemente conversava, era uma pessoa cheia de vida. E que agora em um piscar de olhos, ela estava morta... Sinto que me sentirei meio que "assombrado" pelo resto da vida ao ficar me relembrando da voz dele, dos momentos onde ele me acalmou de certos anseios, dos momentos divertidos e alegres, etc. Chorei um pouco e fiquei triste com a morte dele de uma forma parecida de como ficaria caso algum parente querido viesse ao óbito. De qualquer forma, espero que ele possa descansar em paz, e que eu possa "superar" toda a situação enquanto outras coisas que acontecem por aí também andam me deixam inseguro (estou desempregado, não consigo emprego novo, além de que tenho medo do que pode resultar dos conflitos recentes entre Israel e a Faixa de Gaza, ou aquele entre a Ucrânia e a Rússia).

Enfim, pulando de um assunto tenso para um bem mais leve, uma das notícias boas é que pude usar um pouco do dinheiro que ganhei no meu último emprego para comprar um PC gamer novo. Finalmente poderei jogar jogos mais modernos em meu PC sem ele ficar esquentando tanto ou fazendo barulho.


nice

A outra notícia boa seria que ando me divertindo assistindo o canal novo do Adult Swim na TV a cabo. Faz anos que perdi o interesse em assistir televisão, muito raramente encontro algo na TV que me interesse em assistir, mas ando me divertindo assistindo a programação do canal. Esse canal e o do Tooncast são ótimos para assistir quando você não tem mais nada de interessante para fazer.

Ok, sei que as notícias consideradas boas são consideradas bem bobas ao lado da notícia ruim que eu apresentei. Mas talvez a vida seja assim. Devemos prestar atenção em tudo aquilo que seja bom, por mais pequeno que pareça, para não enlouquecer com tudo aquilo de ruim que nos acontece. E é como eu disse, espero que o meu psicólogo que falei sobre antes, apesar de tanta dor e sofrimento, ainda consiga o descanso eterno merecido. Enquanto isso, não tenho mais nada a dizer. Apenas digo: "até mais, amigo, espero que ainda nos veremos novamente de alguma forma." :,(


Página 2 de 2

<== Postagens recentes
<== Clique aqui para voltar para o Menu Principal